Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
13 de outubro de 2025 - 12h54
FIEMS
ECONOMIA

Avanço das reformas permitirá novas quedas nos juros, afirma presidente da CNI

Presidente da Confederação da Indústria avalia que Copom acertou ao reduzir os juros básicos para 4,25%

6 fevereiro 2020 - 10h52Da Redação, com informações da Fiems/ CNI
Presidente da CNI, Robson Braga de Andrade
Presidente da CNI, Robson Braga de Andrade - Divulgação

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) acertou ao reduzir os juros básicos da economia para 4,25% ano. A avaliação foi feita nessa quarta-feira, 5 de fevereiro, pelo presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade. “A queda dos juros era esperada, porque a inflação está sob controle. Além disso, há a frustração com o fraco desempenho da indústria no fim de 2019 e mais o surto de coronavírus, que terá impactos negativos sobre a economia mundial”, afirmou Robson Andrade.

Canal WhatsApp

Diante do cenário de incertezas, lembrou ele, as estimativas para o crescimento da economia brasileira estão sendo reduzidas. “Neste momento, a redução dos juros é indispensável para estimular o consumo das famílias e o investimento das empresas”, destacou o presidente da CNI. Na avaliação da indústria, há espaço para outros cortes na taxa básica de juros, especialmente se o país avançar com a agenda de reformas.

“Importantes avanços para melhorar os fundamentos da economia, como a redução dos juros, o controle da inflação e a aprovação da reforma da Previdência, foram feitos em 2019. Mas é preciso fazer ainda mais”, disse Robson Andrade. “O governo, o Congresso, os empresários e os demais segmentos da sociedade precisam se mobilizar para que o país acelere a agenda de reformas voltadas ao crescimento da economia e da indústria. A prioridade desta agenda é a reforma tributária", declarou.

Outras ações imprescindíveis, acrescentou o presidente da CNI, são a redução dos custos dos financiamentos, o corte da burocracia, a modernização da infraestrutura, os investimentos em inovação e na formação de trabalhadores.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop