ribas
BIBLIOTECAS

Recode apoia encontros para mobilização de gestores de bibliotecas públicas e chega a MS

Encontro aconteceu nessa sexta-feira (10) e a organização social Recode promoveu oficina voltada a prefeitos e gestores sobre construção de planos municipais e estaduais de Livro e Leitura

11 agosto 2018 - 09h29Da Redação/Assessoria
Secretário Athayde Nery Junior apresentou dados de bibliotecas públicas
Secretário Athayde Nery Junior apresentou dados de bibliotecas públicas - Divulgação
Comper

A Recode, organização social voltada ao empoderamento digital, é uma das realizadoras do III Encontro Regional de Gestores de Bibliotecas Públicas, que, após passar por Florianópolis (SC) e Maceió (AL), aconteceu no Mato Grosso do Sul, no dia 10 de agosto, reunindo gestores públicos e coordenadores estaduais de bibliotecas de Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. A iniciativa busca fomentar políticas públicas que ampliem o acesso aos livros e à leitura e a valorização da biblioteca pública como equipamento cultural. Os encontros irão percorrer as cinco regiões do país, passando por sete estados brasileiros. O secretário de Estado de Cultura e Cidadania do Mato Grosso do Sul, Athayde Nery Junior, apresentou dados de bibliotecas públicas e projetos de implementação.

Durante o evento, a consultora da Recode e secretária-executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura, Renata Costa, e a analista de projetos da Recode, Ilca Bandeira, promoveram uma oficina com o intuito de fortalecer a construção dos planos municipais e estaduais do Livro e Leitura, conforme previsto pelo projeto de lei 7752/2017, que cria a Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE).

“É preciso sensibilizar os municípios e estados sobre possibilidades de garantir orçamentos mínimos para as ações previstas nesses planos”, explica Renata Costa. Por isso, uma das metas a serem alcançadas é a produção conjunta de um documento que contenha diretrizes focadas na garantia da sustentabilidade das bibliotecas.

Para Ilca Bandeira, “nosso objetivo também será mobilizar os gestores e os coordenadores de bibliotecas dessas regiões, contribuindo para a construção de políticas públicas locais que viabilizem a renovação desses espaços de leitura e os tornem mais próximos da população”, complementa.

O Encontro Regional de Gestores de Bibliotecas Públicas é realizado em parceria com o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e as coordenadorias dos Sistemas Estaduais de Bibliotecas Públicas de Alagoas, Santa Catarina, Acre, Amapá, Minas Gerais, Ceará e Mato Grosso do Sul, onde acontecerão os encontros.

Sobre a Recode

A Recode (antigo Comitê para Democratização da Informática) é uma organização social voltada ao empoderamento digital, que busca formar jovens autônomos, conscientes e conectados a partir do uso da tecnologia. Com mais de 20 anos de atuação em tecnologia, formação de redes e cidadania, a organização atua em parceria com bibliotecas, escolas públicas e instituições comunitárias visando formar uma grande rede que promova uma nova consciência e gere oportunidades aos jovens brasileiros em situação de vulnerabilidade social. Hoje, a Recode integra uma rede presente em 7 países e já impactou mais de 1,7 milhão de vidas.

Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas