06 de agosto de 2020 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
agecom
VARIEDADES

MPF quer suspender nomeação de presidente da Funarte

1 julho 2020 - 18h33
HVM

O Ministério Público Federal (MPF) entrou com ação civil pública pedindo a suspensão da nomeação de Luciano da Silva Barbosa Querido para o cargo de presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte). Para o MPF, ele não possui formação profissional ou mesmo experiência suficiente para ocupar o cargo.

Bacharel em direito, Luciano Querido foi nomeado em maio para presidir a Funarte. De acordo com o MPF, contudo, ele não possui os requisitos exigidos para a função.

"O cargo para o qual ele foi nomeado, DAS de nível 6, exige experiência profissional de, no mínimo, cinco anos em atividades correlatas às áreas de atuação do órgão; ter ocupado cargo comissionado, equivalente a DAS de nível 3 ou superior em qualquer Poder por, no mínimo, três anos; ou, possuir títulos de mestre ou doutor em área correlata às áreas de atuação do órgão ou em áreas relacionadas às funções do cargo", argumenta o MPF. Luciano Querido foi responsável pela editoração de boletins informativos na Câmara Municipal do Rio entre 2002 e 2017.

Segundo o MPF, "a nomeação de Luciano oferece grave risco ao próprio funcionamento da Funarte, com a possibilidade de que diretrizes técnicas sejam distorcidas, de lentidão ou até mesmo de interrupção nos serviços desempenhados pela Fundação, causando reais prejuízos na gestão e fomento à atividade produtiva artística brasileira se for mantido no cargo".

O órgão considera também que "a nomeação ainda estaria descumprindo os princípios constitucionais da legalidade, da eficiência e da impessoalidade". "Teria havido também desvio de finalidade de persecução do interesse público, pois o Ministério do Turismo atribuiu funções públicas a uma pessoa cuja experiência profissional é incompatível com as atividades a serem exercidas", acrescenta.

O Estadão aguarda posicionamento da Funarte.

Banner Whatsapp Desktop
GAL COSTA

Últimas Notícias

ver todas as notícias

Enquete

Você vai fazer compras de Dia dos Pais neste ano?

Votar
Resultados
FORT ATACADISTA - Auxilio Emergencial  (interno)
Cornavirus
agecom - fullbanner