tjms
CULTURA

Festivais, obras de revitalização e ações culturais no interior do Estado são metas deste ano da FCMS 

Em 2019, as metas traçadas pela equipe da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) superaram as expectativas de público nos museus e de municípios atendidos com eventos culturais.

19 fevereiro 2020 - 08h55
Para este ano, a equipe reuniu-se nesta terça-feira (18.2), no MIS para definir objetivos ainda maiores.
Para este ano, a equipe reuniu-se nesta terça-feira (18.2), no MIS para definir objetivos ainda maiores. - (Foto: Divulgação)
Terça da Carne

Em 2019, as metas traçadas pela equipe da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) superaram as expectativas de público nos museus e de municípios atendidos com eventos culturais. Para este ano, a equipe reuniu-se nesta terça-feira (18.2), no MIS (Museu de Imagem e do Som) para definir objetivos ainda maiores.

Canal WhatsApp

Se no ano passado 60 municípios foram beneficiados com ações culturais, neste ano a meta é que todo o Mato Grosso do Sul seja contemplado. Em relação aos museus, a intenção em 2019 era de que ao menos 22 mil pessoas visitassem o MIS e o Marco (Museu de Arte Contemporânea). No entanto, o planejamento foi ultrapassado, alcançando 25.009 pessoas.

Na reunião desta terça-feira, os gestores estabeleceram o alcance de 30 mil visitantes nos museus e equipamentos culturais da FCMS. “Nossa intenção é a de que mais pessoas conheçam nossa rica e linda cultura sul-mato-grossense. Tanto o governador Reinaldo Azambuja, quanto o secretário de Governo, Eduardo Riedel, têm dado todo o amparo necessário para executarmos projetos culturais que alcancem e contemplem as pessoas”, declarou a presidente da Fundação de Cultura, Mara Caseiro.

Em relação às obras de restauração e ampliação dos equipamentos culturais da FCMS, Mara ressaltou o desejo do governador de iniciar ainda neste ano a obra de revitalização do CCJOG (Centro Cultural José Octávio Guizzo) e do Teatro Aracy Balabanian. “Nosso desejo era de que a obra já tivesse sido iniciada, mas como é um projeto bem complexo acabou ficando para este ano”, disse Mara.

Como novidades, a equipe da FCMS expôs a realização do Projeto de Incentivo às Artes Cênicas, que deverá ser realizado em 10 municípios. “A proposta é levar Teatro, Circo e Dança a algumas cidades do interior do Estado”, afirmou o diretor-geral, Max Freitas. Outra ação cultural é a Rota Cine MS e o Circuito Dança no Mato, que também tem como objetivo contemplar alguns municípios.

Exposições artísticas nos museus, ações literárias em escolas públicas, cursos de capacitação de artesanato e eventos culturais como o Som da Concha são outros projetos da Fundação de Cultura para 2020. “Ainda teremos mais ações a serem desenvolvidas como o Proler, a Noite Literária, além dos Festivais América do Sul Pantanal (FASP), de Bonito (FIB) e mais outros dois festivais que deverão ser realizados nas regiões Norte e Sul de MS. Estamos traçando estratégias, firmando parcerias e trabalhando muito para que todos os sul-mato-grossenses sejam beneficiados com a Arte e a Cultura do nosso Estado”, declarou Mara Caseiro.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop