
Uma vez por semana, os estudantes da EE Lucia Martins Coelho colocam a mão na massa, mas também na carne, no pãozinho e até na sobremesa. A escola, de ensino médio em tempo integral – Escola da Autoria, usa a gastronomia para ensinar Língua Portuguesa e Geografia, por meio da eletiva “Sabores do Mundo”, que conta com a participação de 24 estudantes.

De acordo com a professora Claudia Valdez, de Língua Portuguesa, a disciplina incentiva o estudante a pesquisar a história dos pratos, além de escrever corretamente as receitas. “O grupo escolhe um país e um prato típico deste país. Assim, a eletiva o ajuda a conhecer outras culturas, trabalha Geografia e História, a partir do país e prato escolhidos, além de trabalhar a Língua Portuguesa na escrita da receita e apresentação do prato”, explicou.
Mesa composta pelo júri para a escolha dos melhores pratos
Paloma Alcântara, do 2º ano do ensino médio, diz que se interessou pelo “Sabores do Mundo” por ser a eletiva mais comentada entre os estudantes desde o ano passado. “Eu adoro cozinhar e fazer pratos salgados, mas também gosto porque o professor sempre explica a história do prato que estamos trabalhando”, destacou. A colega Fernanda Martins Caetano acredita que a eletiva os leva a conhecer outras culturas por meio da comida. “Eu acho bem bacana, o chef e os professores costumam explicar bem os conteúdos e nós conseguimos aprimorar nosso conhecimento”, completou.
A Itália foi o país escolhido, assim, Não poderiam faltar pizza nem brusqueta
Na última aula, realizada no dia 13 de abril, os estudantes participaram de uma atividade ao estilo das competições culinárias da TV. O tema era “Itália” e os estudantes preparam brusqueta, pizza e panna cotta para o júri composto pelo chef e professor, Francesco Luigi; o apresentador do Programa Forno e Fogão, Luiz de La Puente; a diretora da escola, Deborah Dal Moro; a diretora-adjunta, Vicenta Alvarenga; o professor de Geografia, Greisomar Ribeiro da Silva; e a professora Claudia.
