ribas
COMEMORAÇÃO

Com música e literatura, Academia Sul-mato-grossense de Letras comemora 45 anos

Zé Du e Eduardo Mahon são convidados especiais do evento que acontece na Sala Rubens Corrêa, no Centro Cultural Octávio Guizzo

24 outubro 2016 - 13h33DA REDAÇÃO COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA
Eduardo Mahon e Zé Du são convidados especiais do evento
Eduardo Mahon e Zé Du são convidados especiais do evento - Divulgação
Comper

A Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL), a mais alta e representativa entidade literária estadual, comemorará 45 anos de fundação na quinta-feira (27). Com entrada franca, numa parceria com a FCMS, o especial evento "Chá Acadêmico" – na Sala Rubens Corrêa (Centro Cultural Octávio Guizzo Rua 26 de Agosto, 453) – apresentará uma seleta pauta com dois convidados: - o poeta e romancista Eduardo Mahon, que reside em Cuiabá/MT e é membro da Academia Mato-Grossense de Letras (AML); e o músico/cantor e compositor ZéDu, que reside em Campo Grande e é um dos maiores nomes da música regional.

Os convidados – José Eduardo Gallindo Novo, o conhecido ZéDu nasceu em São Caetano do Sul/SP e veio para o MS em 1985. É Engenheiro e músico/cantor/compositor. Autor de várias composições e CDs, já integrou o elenco do Projeto Pixinguinha. Compõe e executa trilhas para teatro e publicidade. Apresentou o Programa de TV 'Alma Guarani'. Atualmente lançou o CD "ZéDu Novo", uma coletânea com 20 canções. No evento, mostrará (em voz e violão) composições autorais especialmente selecionadas.

Também advogado e professor, autor de várias obras, ex-presidente da AML, o escritor Eduardo Mahon lançará o seu novo livro, intitulado "O Fantástico Encontro de Paul Zimmermann" (ed. Carlini e Caniato), e também ministrará, na ocasião, uma palestra acerca do tema: "O Regionalismo Literário no cenário nacional".

Sobre o Livro: a atual presidente da Academia Mato-Grossense de Letras (AML), escritora Marília Beatriz de Figueiredo, assim afirma (na 'orelha' do novo livro de Mahon): "A personagem que vagueia nas câmeras como objeto de discurso de Paul Zimmermann carrega uma reversibilidade própria da multiplicidade de seres e de todos os tipos que povoam o universo descontrolado na necessária terapia analítica literária. Livro de surpresas em suspense". O poeta escritor e professor mato-grossense Aclyse de Mattos, em posfácio, assevera: "Com Paul Zimmermann (um banqueiro voraz) é o mundo das tecnologias e do "sorria, você está sendo filmado" (como se a vida fosse uma comédia e não um drama) o alvo da imaginação e da escrita de Mahon. Agora, a atmosfera de mistério começa lentamente, sorrateiramente...". Já o poeta/escritor e crítico cultural Rubenio Marcelo, membro e secretário-geral da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, assim resume, após a leitura da obra, que já foi lançada recentemente em Cuiabá: "O Fantástico Encontro de Paul Zimmermann é mais um livro/romance de enredo envolvente (e cinematográfico) deste eclético escritor Eduardo Mahon. Afinada com aquela assertiva freudiana: 'o fantástico é a interioridade que aflora e se desenvolve', a narrativa tece uma translação simbólica do ser-no-mundo cotidiano e da moderna contemporaneidade".

ASL 45 anos – nascida à sombra de uma árvore, fundada pelos escritores Ulisses Serra, Germano Barros de Souza e José Couto Vieira Pontes, no dia 30 de outubro de 1971, a atual ASL (Academia Sul-Mato-Grossense de Letras) surgiu com o nome de Academia de Letras e História de Campo Grande. Conforme registros/arquivos oficiais, a Casa de Letras aprovou a seguinte relação original de nomes para compor o sodalício: Ulisses Serra, Germano Barros de Souza, José Couto Vieira Pontes, José Barbosa Rodrigues, Otávio Gonçalves Gomes, Júlio Alfredo Guimarães, Hugo Pereira do Vale, Antônio Lopes Lins, Jorge Antonio Siufi, Abel Freire de Aragão, Inah Machado Metelo, Henedina Hugo Rodrigues, Oliva Enciso, Maria da Glória Sá Rosa, Demosthenes Martins, Paulo Coelho Machado, Luiz Alexandre de Oliveira, Mariano Cebalho, Ângelo Venturelli, Alcindo Figueiredo, Félix Zavattaro, José Manoel Fontanillas Fragelli, Luiz Sá Carvalho, Licurgo de Oliveira Bastos e Rui Garcia Dias.

A instalação oficial da Academia se deu na noite de 13 de outubro de 1972 (no Hotel Campo Grande). Com 40 Cadeiras vitalícias, aos moldes da ABL, a ASL mantém ao longo da sua existência uma história marcante voltada para a defesa do vernáculo e o cultivo da arte literária, zelando e incentivando todas as derivações da cultura estadual e nacional.

Banner Whatsapp Desktop