11 de agosto de 2020 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
agecom
BOTUCATU

Fiscais vigiam isolamento de infectados

Diagnosticados com o novo cornavírus que forem flagrados descumprindo medidas terão pena rigorosa

4 julho 2020 - 06h50
Botucatu registra 671 casos positivos e 15 mortes pela covid-19
Botucatu registra 671 casos positivos e 15 mortes pela covid-19 - (Foto: Reprodução)
FAMASUL - SENAR

Fiscais municipais estão fazendo visita surpresa à casa de pessoas diagnosticadas com o coronavírus em Botucatu, no interior de São Paulo. Se há flagrante de desrespeito ao isolamento, a burla é registrada em boletim de ocorrência policial e o caso é encaminhado à Justiça. De 40 visitas domiciliares já realizadas desde o início desta semana, houve nove flagrantes de pessoas descumprindo as medidas. Os casos resultam na abertura de inquérito, já que o código penal prevê pena de detenção de um mês a um ano, além de multa, a quem infringir determinação do poder público para impedir introdução ou propagação de doença contagiosa.

Conforme a prefeitura, "fiscais de conduta, juntamente com profissionais da Defesa Civil, batem nas portas das casas e, ao verificarem a ausência das pessoas diagnosticadas com coronavírus, registram um boletim de ocorrência". A fiscalização é realizada com apoio da Guarda Civil Municipal. Atualmente, 155 pessoas estão em quarentena em casa, sendo acompanhadas por telefone pela Central Coronavírus.

O secretário de governo Fábio Leite disse que a ação foi iniciada depois de várias denúncias de que pessoas com o vírus, mas assintomáticas, foram vistas em locais públicos, com risco de transmitir a doença. A cidade vem fazendo testes em massa. "As casas a serem visitadas são sorteadas aleatoriamente entre as que têm pessoas em isolamento e a visita acontece sem prévia comunicação." Segundo ele, se a pessoa é encontrada em casa, é feito um relatório das condições de saúde.

Botucatu registra 671 casos e 15 mortes pela covid-19. O balanço não considera óbitos de pessoas de outras cidades registrados no Hospital das Clínicas de Botucatu, referência para a doença na região. A cidade tem 146 mil habitantes.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Banner Whatsapp Desktop
GAL COSTA

Últimas Notícias

ver todas as notícias

Enquete

Você é a favor do lockdown em Campo Grande?

Votar
Resultados
OAB
Cornavirus
agecom - fullbanner