ALMS PI 383771260-x-120
AUDI

Produção da Audi em Münchsmünster está ganhando velocidade

Mais de um milhão de componentes de chassis e 30 mil componentes estruturais de alumínio já produzidos em 2015.

23 julho 2015 - 11h52Audi
Atualmente mais de 500 funcionários trabalham em um sistema de dois ou três turnos para a Audi na planta de Münchsmünster.
Atualmente mais de 500 funcionários trabalham em um sistema de dois ou três turnos para a Audi na planta de Münchsmünster.
Comper

A nova instalação de produção da Audi em Münchsmünster fica aproximadamente 30 quilômetros a leste da principal fábrica da marca, em Ingolstadt. As peças moldadas em prensa fria e quente, componentes de chassis de alta tecnologia e componentes estruturais leves de alumínio, entre outros, estão sendo produzidos no local para a manufatura do novo Audi Q7. Em 2017, um total de 900 funcionários estará trabalhando na planta e enviando anualmente 26 milhões de peças para todo o mundo. A instalação de produção em Münchsmünster, o complexo de alta tecnologia Audi Neuburg e o futuro campus de inovação (INCampus) estão tornando a Audi Ingolstadt a principal força por trás do crescimento na Bavaria.

“As partes que fabricamos em Münchsmünster nos ajudam a aperfeiçoar nossa construção sistemática de peso leve”, explica o Membro do Conselho de Produção da Audi, Prof. Dr. HubertWaltl. Os componentes da chapa de aço de estampagem a quente e as peças de fundição de alumínio resultam em peças de menor peso, mas mantendo a mesma resistência e a mais alta precisão. “Esse é o principal fator que contribui para redução do peso no novo Q7, que é até 325 kg (716,5 lb) mais leve que seu antecessor. A produção na nossa instalação em Münchsmünster é ultramoderna e sinônimo de tecnologia de ponta”, diz Waltl.

Atualmente mais de 500 funcionários trabalham em um sistema de dois ou três turnos para a Audi na planta de Münchsmünster. A partir do final de 2015, todas as áreas produzirão componentes em uma base de três turnos. Peter Mosch, presidente do Conselho Geral Trabalhista da Audi AG, analisa a expansão constante da instalação como um compromisso claro com a região de Ingolstadt. “Essa é a casa do ‘Vorsprung durch Technik’ e onde precisamos continuar concentrando nossa supremacia das quatro argolas”, declarou. Ele destacou ainda que a infraestrutura adequada é tão importante quanto a própria expansão.

No final de 2013, a Audi iniciou as operações no seu centro de competência em inicialmente 31 hectares no Parque Industrial de Münchsmünster para a produção de peças estruturais de fundição de alumínio, peças moldadas em prensas frias e quentes e componentes de chassis, com investimentos de cerca de trezentos milhões de euros. A produção está agora ganhando velocidade.

No maquinário ultramoderno da fundição de alumínio, a produção está crescendo rapidamente. Mais de 30 mil componentes estruturais já foram produzidos em 2015, incluindo o elemento conector entre a soleira e a longarina do chassi e a montagem do equipamento de suspensão para o Q7, assim como os suportes da coluna de suspensão para a próxima geração do A4. O volume total deve atingir aproximadamente 200 mil peças até o final do ano.

Na oficina de prensagem, a Audi está atualmente instalando um sistema a laser completamente automatizado. Para esse propósito, a empresa possui tecnologias de prensagem refinadas criadas para o método de moldagem a quente utilizados no local. O setor responsável pelo sistema a laser estará em pleno funcionamento a partir de setembro. No total, essa instalação da Audi produz 40 diferentes peças prensadas, como longarinas do chassi e túnel central do novo Audi A4.

Apenas neste ano, a Audi fabricou 1,38 milhão de peças na instalação de produção dos componentes de chassis. No final do ano, deve atingir 4,6 milhões de peças, que consistem em cubos de rodas, mancais giratórios, discos de freio e suportes do cubo para os modelos A4, A5, A6, A7, A8, Q5 e Q7. A fábrica de Münchsmünster atualmente desenvolve uma segunda linha de produção de cubos de roda que futuramente será capaz de suprir 100% de toda a demanda da Audi.

As vantagens da instalação de 48,2 hectares em Münchsmünster incluem sua proximidade da fábrica principal e boas redes de transporte pelas estradas federais B 16 e B 16a. Uma ligação ferroviária até a linha principal Ingolstadt-Regensburg é planejada para 2017.

A Audi também assume um compromisso com proteção ambiental e sustentabilidade. A empresa recupera a energia e calor em todas as áreas de fabricação e usa a tecnologia de ponta utilizada nos sistemas de purificação de ar, sistemas de tratamento de água residual e isolamento acústico, por exemplo. Desde 1997, o Esquema de Eco-Gestão e Auditoria (EMAS) da União Europeia foi o parâmetro ambiental na instalação da fábrica de Ingolstadt. A produção em Münchsmünster foi validada com êxito de acordo com o EMAS pela primeira vez em 2015.

Banner Whatsapp Desktop