segov dengue
DICAS

Conheça 5 dicas de polimento e limpeza para manter seu automóvel preservado

O recomendável é investir em produtos específicos para a limpeza do automóvel, que são vendidos em mercados e lojas de autopeças

6 setembro 2019 - 10h30Da Redação
Nem todos os produtos que você tem em casa são adequados para limpar o seu automóvel.
Nem todos os produtos que você tem em casa são adequados para limpar o seu automóvel. - (Foto: Divulgação)
Comper

Manter as condições necessárias do automóvel para ter um bom preço de revenda, é talvez o desejo de muitos proprietários. Mas alguns cuidados com o carro devem ser tomados para que ele mantenha por mais tempo a aparência que ele tinha quando saiu da concessionária.

O recomendável é investir em produtos específicos para a limpeza do automóvel, que são vendidos em mercados e lojas de autopeças. Nem todos os produtos que você tem em casa são adequados para limpar o seu automóvel, por isso, é necessário ficar em alerta para não cair na tentação de usar produtos como sabão em pó ou detergente.

Nesta reportagem, citamos algumas dicas feita por especialistas na hora de polir e lavar o seu carro.

Confira:
1. Local: Segundo o mecânico Ricardo de Oliveira, em seu artigo publicado no site Noticias Automotivas, uma das primeiras coisas que se deve fazer é ter um local com sombra ou cobertura para executar parte do serviço. Um abrigo do sol é importante para que ao ensaboar o veículo, o produto não irá secar rapidamente e assim manchar a pintura. Além disso, deve-se deixar o carro nesse espaço por algum tempo, a fim de que a lataria esfrie, o que ajuda na hora da limpeza ao evitar o mesmo problema.

2. Kit de limpeza automotiva: Ricardo de Oliveira destaca que na hora de limpar o carro é importante ter um kit de limpeza automotiva. Geralmente, um kit de limpeza comum vem com shampoo específico para limpar os pneus. Além dele, vem também um shampoo para lavagem da carroceria e partes plásticas exteriores. Ainda traz um produto de limpeza a base de silicone, geralmente. Há também uma esponja e uma flanela. Porém, pode-se adquirir mais outros produtos para deixar a limpeza mais completa e eficaz.

3. Polimento: O polimento é um recurso utilizado para recuperar manchas maiores e cobrir arranhões profundos. O site Financia Tudo destacou em artigo publicado, que o como o produto usado é muito agressivo, pode haver um desgaste no verniz da pintura. Por isso, ele recomenda que não faça a operação com muita frequência. O ideal, é polir a cada dois anos. Para auxiliar o trabalho, você pode lustrar a lataria com uma máquina politriz, que vai ajudar a obter o brilho desejado sem fazer muito esforço.

4. Lubrificando: O técnico mecânico Ricardo de Oliveira destaca em seu artigo que algumas partes do carro precisam de lubrificação após certo tempo de uso. Não é nada excepcional e pode ser feito em casa. Portas e tampas são alguns dos locais onde pode-se aplicar o produto. “Eles ajudam a evitar rangidos e mantém o bom funcionamento de certas partes móveis do veículo”, disse Ricardo.

5. Ambientadores: Uma sugestão para colocar no interior do carro, é escolhendo os ambientadores de carros com o cheiro que mais o agrada. Esse produto pode ser encontrado em lojas físicas ou em lojas online como o site auto-doc.pt que tem um catálogo de acessórios com diversos produtos de limpeza e cuidados com a carroçaria.

Banner Whatsapp Desktop