ribas
FERIADO CORPUS CHRISTI

Confira as dicas de segurança e cuidados para o feriadão

O feriado prolongado de Corpus Christi começa para muitas pessoas nesta quinta-feira (31.5) e termina no domingo (3.6).

31 maio 2018 - 12h00
Não se arrisque em ultrapassagens. Em estradas, elas geralmente são mais perigosas do que na cidade.
Não se arrisque em ultrapassagens. Em estradas, elas geralmente são mais perigosas do que na cidade. - Foto: Edemir Rodrigues
Comper

O feriado prolongado de Corpus Christi começa para muitas pessoas nesta quinta-feira (31.5) e termina no domingo (3.6). O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) dá dicas importantes para evitar acidentes e aumentar a segurança da população.

Para quem for viajar, antes de sair de casa feche os registros de água e gás para evitar inundações e incêndio. Também retire os eletrodomésticos da tomada e desligue o chuveiro elétrico, isso evita que os equipamentos queimem em alterações de tensões

É aconselhado que antes da viagem, faça uma revisão do veículo. Repor a água do radiador e para-brisa, verificar o óleo e fazer a calibragem dos pneus (inclusive do estepe) são procedimentos necessários.

Já no trajeto, não esquecer de usar cinto de segurança e exija que os outros passageiros também usem, não ultrapasse o limite de velocidade da pista e respeite a sinalização.

Não se arrisque em ultrapassagens. Em estradas, elas geralmente são mais perigosas do que na cidade – até para motoristas experientes. Se o motorista estiver com sono, pare o carro em um local seguro próximo a um posto policial, posto de serviços ou em algum hotel para descansar.

Em situações de emergência é sugerido à população para ligar no 193. Foto: Corpo de Bombeiros
Em situações de emergência é sugerido à população para ligar no 193. Foto: Corpo de Bombeiros

As dicas de segurança para quando estiver em balneários, rios e piscinas é sempre se alimentar com moderação, prefira comidas leves e evite o excesso de bebida alcoólica. Procure sempre um local com segurança de guarda-vidas.

Crianças não devem brincar em piscina sem a supervisão de um adulto. Mas não as deixe sob cuidados de pessoas estranhas. As crianças não devem brincar de empurrar, dar “caldo” dentro da água ou simular que estão se afogando.

Sempre que for nadar, avise um parente sobre o local para onde está indo e a hora programada para retorno. Não permaneça perto de embarcações. Cuidado com o limo nas pedras ele pode fazer você escorregar e cair na água. Nunca mergulhe de cabeça em locais com profundidade desconhecida.

Em caso de afogamento, se você for a vítima mantenha a calma e não lute contra a força e correnteza da água. Guarde suas forças para flutuar e tente acenar por socorro. É menos desgastante e produz maior efeito. Só grite se realmente alguém puder lhe ouvir, caso contrário, você estará se cansando e acelerando o afogamento. Coloque os pés à frente e a barriga para cima e direcione o braço de forma a usá-lo como um leme, desta forma a própria correnteza o levará a margem.

Se for socorrer alguém se afogando, analise os riscos e tome cuidado para não se tornar mais uma vítima. Chame por ajuda e jogue qualquer material de flutuação ao afogado (garrafa pet vazia tampada, tampa de isopor, bola, etc.). Deixe primeiro que a vítima se agarre ao objeto e fique segura. Só então tente puxá-la para a área seca, com ajuda de galhos, corda, ou outro material.

Banner Whatsapp Desktop