08 de agosto de 2020 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
agecom
COMBATE

Dossiê alerta sobre o uso de agrotóxicos

Evento de lançamento acontece dia 3, em Campo Grande, no auditório do Ministério Público do Trabalho

30 novembro 2015 - 19h26
HVM

Com objetivo de alertar a sociedade para os riscos de agrotóxicos será apresentado no próximo dia 3 de dezembro, a partir das 14 horas, no auditório do Ministério Público do Trabalho, o dossiê da Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva) de 2015 intitulado “Alerta sobre impactos dos agrotóxicos na saúde”.

O evento é uma realização do Comitê MS Contra os Agrotóxicos, com apoio da Comissão de Combate aos Impactos de Agrotóxicos em Mato Grosso do Sul, do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público do Trabalho (MPT).

Dia mundial

3 de dezembro foi escolhido como Dia mundial de Combate aos Agrotóxicos porque nessa data, em 1984, na cidade de Bhopal, na Índia, foi registrada a maior catástrofe da história da indústria química. Na tragédia, vazaram 27 toneladas do gás tóxico metil isocianato, em uma zona densamente povoada. Como resultado da contaminação as estimativas foram de 4 a 10 mil mortos já nas primeiras horas, 200 mil intoxicados pela nuvem de veneno, 25 mil casos de cegueira e cerca de 50 mil incapacitados para o trabalho. A Pesticide Action Network (PAN), organização não governamental que atua contra os pesticidas, estabeleceu a data como forma de recordar as mortes e incentivar a luta contra os efeitos dos agroquímicos para a sociedade e o meio ambiente.

O Dossiê

O dossiê visa a alertar as autoridades e a sociedade, por meio de estudos científicos, para a necessidade de políticas de proteção da saúde humana e dos ecossistemas. A iniciativa surgiu em 2011, durante o Congresso de Epidemiologia diante da gravidade do problema dos agrotóxicos no Brasil. O documento é dividido em quatro partes com 21 subtemas. A primeira parte tem foco na segurança alimentar; a segunda aborda saúde, ambiente e sustentabilidade, a terceira fala de ciência e ecologia e a última apresenta uma atualização dos temas debatidos até 2014. O dossiê está disponível em versão on line no endereço: http://abrasco.org.br/dossieagrotoxicos/

Números

Desde 2008, o Brasil aparece como campeão no ranking de países que mais utilizam agrotóxicos no mundo. Conforme informações do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Agropecuária (Sindag) que integram o dossiê, em 2010, o mercado nacional movimentou cerca de US$ 7,3 bilhões e representou 19% do mercado global de agrotóxicos. Em 2011 houve um aumento de 16,3% das vendas, alcançando US$ 8,5 bilhões.

Ainda segundo o dossiê da Abrasco, o uso de agrotóxicos atinge 70% dos alimentos no país. Os impactos para a saúde atingem trabalhadores em diversos ramos de atividade, moradores do entorno de fábricas e fazendas, além dos consumidores dos alimentos contaminados. Em 2014, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizou levantamento com amostras de alimentos em todo o país. No estudo, 25% apresentavam resíduos de agrotóxicos acima do permitido.

Confira a programação completa do evento:

14h - Abertura

Leontino Ferreira de Lima Junior – Procurador do Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso do Sul

Vanderlei Silva – Representante do Comitê MS Contra os Agrotóxicos e Pela Vida

14:30 – Trecho do Documentário: O Veneno está na Mesa 2, de Silvio Tendler

14:50 – Análise da conjuntura atual do Uso de Agrotóxicos no Brasil e a construção do Dossiê Abrasco

Cléber Folgado – Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida e Abrasco

15:20 – Manejo de Pragas e Sistemas Agroecológicos

Alberto Feiden – Pesquisador da Embrapa Pantanal

15:40 – Intervalo

15:50 – Debate em Plenária

16:30 - Encerramento

 

Serviço:

Data: 3 de dezembro

Horário: 14 horas

Endereço: Rua Pimenta Bueno, 139, Bairro Amambaí, Campo Grande (MS)

O evento é aberto ao público.

Informações: (67) 3320-1375 / 9980-3020

 

Banner Whatsapp Desktop
GAL COSTA

Últimas Notícias

ver todas as notícias

Enquete

Você vai fazer compras de Dia dos Pais neste ano?

62%
37%
FORT ATACADISTA - Auxilio Emergencial  (interno)
agecom - fullbanner
Cornavirus