Domingo, 29 de Março de 2015 - Editado desde: 01 de agosto de 1980
Redação: (67) 3317-7890
 
Lula e Dilma sabiam da corrupção dentro da Petrobras?
Sim
Não
Estou em dúvida
VOTAR RESULTADOS
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

    
 

Provinha Brasil será aplicada este mês para alunos de escolas públicas

Domingo, 16 de Fevereiro de 2014 - 10:30
Fonte: Da redação
Foto: Arquivo
Três milhões de estudantes farão a prova em todo o país
As escolas públicas com matrículas de estudantes do 2º ano do ensino fundamental recebem, até o final deste mês, os testes de linguagem e matemática da Provinha Brasil e o guia que orienta os professores a aplicar, corrigir e interpretar os resultados. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), autarquia que elabora a provinha, sugere que a aplicação seja realizada em março para avaliar os conhecimentos das crianças no início do ano letivo. Cerca de 3 milhões de estudantes devem fazer as provas em todo o País.
 
De acordo com Rita Lemos Rocha, da coordenação de instrumentos e medidas da diretoria de avaliação a educação básica do Inep, mesmo que o professor ou o aplicador dos testes da escola já tenha experiência com a provinha, é importante que leia o guia. O guia traz, por exemplo, um roteiro informativo que deve ser seguido pelo aplicador: o número de questões que o professor deve ler totalmente para o estudante responder; o número de testes que o professor lê em parte e a criança lê o restante; e uma parte da prova que deve ser lida totalmente pelo aluno.
 
A Provinha Brasil 2014 tem 20 testes de linguagem e 20 de matemática A orientação é que as provas sejam aplicadas em sequência. "Um dia, linguagem, no dia seguinte, matemática", diz Rita. A provinha é um instrumento de que a escola, a coordenação pedagógica e o professor dispõem para fazer o diagnóstico do aprendizado das crianças que ingressam do segundo ano em cada começo de ano letivo e ao final do ano. Sua aplicação não é obrigatória.
 
A Provinha Brasil de leitura e letramento começou a ser aplicada em 2008, com uma edição anual. Em 2011, o Inep criou a provinha de matemática e, desde 2012, as duas provas são aplicadas no início e no fim do ano letivo.
    
 
 
Comentários
 
+ notícias do impresso
 
ADALGISA PAES DA COSTA FUGITA
Delegada adjunta da Receita Federal em Campo Grande
"O contribuinte deve procurar declarar dados fiéis e idôneos"
Ver mais Entrevistas ›
 
Jeep diz que vai reinventar segmento de SUVs compactos com Renegade
O Jeep Renegade apresenta o único diesel do segmento no País.
Ver mais notícias Automotivas ›
 
 
 

Jacinto Flecha
Prudência Republicana, Previdência Monárquica

Andre Marini
Auditorias auditadas

Luiz Carlos Amorim
As flores da páscoa
Ver mais artigos ›
 

Escreva seu e-mail abaixo:

 
  Primeira Página - Notícias do Impresso - Últimas Notícias - Galeria de Fotos
Grupo Feitosa - Histórico - Publicidade - Expediente - Fale Conosco
.